Projetos:

Octopus 4.0

Sistema Integrado de Gerência de Reservatórios

Este projeto visa desenvolver e aprimorar um sistema de inteligência artificial de apoio à decisão, denominado OCTOPUS 4.0, que auxilia na determinação de planos ótimos de drenagem para reservatórios petrolíferos. Para tanto, considera-se restrições lineares e não lineares inerentes à alocação de poços em reservatórios reais. A partir da descrição de um reservatório por modelo de simulação numérica, o sistema busca o melhor cenário de alocação de poços que maximiza o valor presente líquido (VPL) da produção de hidrocarbonetos no reservatório em análise.

Métodos matemáticos são utilizados para o tratamento de restrições lineares e não lineares, assim como um módulo otimizador com Algoritmos Genéticos, com intuito de determinar a quantidade de poços, o tipo (injetor ou produtor), a trajetória (vertical, horizontal ou direcional) e a localização desses poços. A interface do projeto inclui janelas de parametrização do sistema, visualização de gráficos de otimização e de planos de drenagem, além de funcionalidades criadas por especialistas da área de E&P.

Flexwell

Valor da Flexibilidade da Completação Inteligente em Poços de Petróleo

Este projeto tem como objetivo propor, implementar e avaliar um modelo computacional capaz de estimar o valor da flexibilidade sob incerteza no desenvolvimento de campos de petróleo. Para isso, procura-se proporcionar flexibilidade no uso de poços inteligentes através da criação de um modelo capaz de propor estratégias de controle de fluxo que busquem maximizar o valor presente líquido, considerando incertezas geológicas, técnicas (incluindo falha de equipamentos) ou econômicas.

Para a realização do modelo, usa-se completação inteligente (CI), que permite uma maior produção por poço, prevenção de cones de gás e de água em poços, um melhor controle (adiamento) da irrupção de água e gás nos poços e um aumento no fator de recuperação do reservatório. Este método também permite reduzir o custo de workover dos poços, por exemplo, ao corrigir problemas sem o uso de sondas.

O projeto envolve o desenvolvimento de recursos de apoio à decisão sob incertezas públicas e privadas. Ele conta com uma estreita colaboração e cooperação científica e tecnológica envolvendo a PETROBRAS, através do CENPES/PDGP/SAR, e a PUC-Rio, através do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA).

Big Oil

Ciência de Dados para a Indústria de Óleo e Gás

O objetivo deste projeto é prover o apoio à decisão às áreas de Exploration and Production por meio de tecnologias e métodos da Ciência dos Dados, promovendo a identificação de aplicações e impulsionando a adoção de análises avançadas em seus processos. A importância está na sua contribuição para a qualidade das decisões tomadas nas áreas de petróleo e gás através da realização de um conjunto de pesquisas.