ExperIa

O Curso

ExperIA consiste numa abordagem inovadora com características de um programa de treinamento em laboratório de desenvolvimento e pesquisa avançada em Ciência de Dados (CD), que visa oferecer a profissionais, uma sólida experiência no desenvolvimento de aplicações reais de Inteligência Artificial. Os participantes do ExperIA recebem orientação para desenvolver aplicações e adquirir experiência supervisionada pela equipe de pesquisadores do laboratório.

  • Inscrições Abertas
  • Estrada Santa Marinha, 723 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-240
  •  
  • Inscrição:
  • Até 01/08/2019
  • Taxa: R$50,00
  •  
  • Seleção:
  • Procedimento de Admissão
  • Resultado a partir de: 02/08/2019
  •  
  • Matrícula:
  • 02/08/2019 a 05/08/2019

Duração:
19/08/2019 a 17/02/2020
Frequência livre no horário de 8-16hs, de segunda à sexta, exceto feriados e dias de recesso na PUC-Rio.

Investimento:
O curso poderá ser pago em 7 parcelas de R$ 3.452,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express¹, Elo, Diners, Mastercard e Visa; boleto bancário e cartões de débito¹.

¹somente presencial, em um de nossos balcões de atendimento.

Corpo Docente

(Sujeito a Alteração)

Toda e qualquer ajuda é exclusivamente no sentido de supervisionar o seu trabalho e nunca de realizar por você. Apontar qual é o próximo passo, um erro no seu código, sugerir o que fazer ou o que usar, são tarefas do tutor, monitor ou outro pesquisador do laboratório ICA. É preciso que fique bem claro que suas aplicações só serão concluídas se você as desenvolver, do começo ao fim.

Você pode interagir livremente com os colegas e monitores presentes fisicamente no laboratório e através da plataforma. Encontros presenciais e semanais com o seu tutor, terão duração limitada e serão previamente agendados a cada semana.

Durante o desenvolvimento de aplicações, os participantes enfrentam desafios de diferentes níveis de dificuldade, desde os mais primários àqueles que exigem o envolvimento de um comitê de especialistas. Para a maior parte desses desafios, em especial, no início do projeto, a ajuda de um monitor, um colega ou outro pesquisador é suficiente, seja pessoalmente ou através de troca de mensagens. Mais à frente, pode ser necessário analisar o código desenvolvido pelo aluno e sugerir correções. Nestes casos, a plataforma de desenvolvimento compartilhado é ideal para se receber o apoio. A medida que o aluno progride, a experiência adquirida tende a leva-lo para uma zona de maior conforto no desenvolvimento, passando inclusive a colaborar espontaneamente com seus colegas.

Você poderá postar mensagens livremente em qualquer dia e horário. Naturalmente que, à noite, em feriados e em fins de semana, as respostas poderão não vir tão rápido ou simplesmente não vir. Todavia, fique certo que elas serão atendidas a partir do primeiro momento do horário comercial, das 8 às 16hs, em dias úteis.

Claro que sim. Neste caso, você poderá inclusive se dedicar ao desenvolvimento de outra PoC. A velocidade no desenvolvimento de PoCs depende apenas da dedicação e da habilidade de cada aluno. A rota estabelecida no início do programa visa estabelecer uma perspectiva realista para cada aluno.

Sim, é totalmente possível. A coordenação do curso vai avaliar a complexidade aplicação proposta pelo aluno e, em contraste com o seu perfil, determinar o tempo necessário para que o aluno desenvolva a aplicação num prazo inferior ou igual a 6 meses. Então, ter a PoC desenvolvida só vai depender da dedicação do aluno ao curso.

Sim, de acordo com o tempo que falta para completar 6 meses.

O ExperIA é um curso de treinamento, onde o aluno pratica o desenvolvimento de projetos. As 528 horas de carga horária semipresencial são sugeridas, mas não exigidas, e oferecem uma ideia de a dedicação necessária para o aluno adquirir real experiência. Esse valor equivale a uma dedicação média de 4 horas/dia útil no período de 6 meses, dedicadas à prática e a todo o aprendizado envolvido no desafio de desenvolver aplicações reais. A carga horária de cada aluno é computada através da plataforma ExperIA, seja quando o aluno está presente no laboratório ou estudando à distância. O aluno pode, a seu critério e possibilidade, se dedicar mais ou menos horas ao programa. Sua avaliação final dependerá exclusivamente do cumprimento das tarefas e aplicações estabelecidas na sua rota os quais estarão descritos em sua certificação.

Evidentemente que sim. Inúmeras empresas trabalham com desenvolvedores de software ao redor do mundo por meio de plataformas como as empregadas no ExperIA. De fato, o ExperIA foi concebido para atender a profissionais envolvidos no desafio de desenvolver aplicações reais para as empresas nas quais trabalham. A decisão de participar a distância não exclui a possibilidade de o aluno estar presente no laboratório quando achar necessário.

Além do certificado emitido pela PUC-Rio, o Laboratório ICA disponibiliza uma certificação digital do ExperIA através de seu servidor com informações técnicas sobre a experiência do aluno e demos dos projetos realizados. O objetivo é demonstrar de modo inequívoco a competência profissional dos participantes do curso para aqueles que consultarem seu CV, Linkedin, etc.

Sim, é possível. Converse com o seu tutor a respeito.

A Prova de Conceito (Proof of Concept) é, efetivamente, um projeto reduzido em escopo e em funcionalidade, que visa demonstrar e avaliar o custo/benefício de uma aplicação.

Sim, fique à vontade mas tenha em mente que o tutor pela experiência adquirida, é quem tem a palavra final.

O código do PoC desenvolvido por um aluno pertence a ele. Já o conhecimento sobre aquele determinado assunto ou aplicação representa uma propriedade intelectual de todos os que tiveram envolvidos no seu desenvolvimento.

Você precisa notificar oficialmente a coordenação do ExperIA sobre a confidencialidade dos dados para que seja, primeiro, assinado um termo de confidencialidade e, em seguida, sejam tomadas medidas restritivas de acesso aos dados.

Idealmente, o candidato ao ExperIA deverá possuir conhecimento teórico/prático sobre uma ou mais áreas da ciência de dados, alguma experiência em programação, preferencialmente, em Python e muita determinação para inovar.

Sua avaliação final dependerá exclusivamente do cumprimento das tarefas e aplicações estabelecidas na sua rota. Ao final do período de 6 meses é necessário que o aluno tenha cumprido as metas e entregue os resultados para receber seu certificado.

Não. Todo conteúdo teórico, relevante para o aluno será determinado na sua rota de aprendizado e o mesmo receberá vídeo-aulas gravadas pelos professores e pesquisadores do ICA. Os encontros presenciais com o tutor serão utilizados para orientações práticas e dúvidas do aluno quanto ao desenvolvimento das PoCs.

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento (0800 9709556) ou presencialmente, em uma de nossas unidades na Barra da Tijuca, Centro e Gávea. Desconto não cumulativo.

Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo departamento de medicina não contemplam nenhum tipo de desconto.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.