A importância do BI para o mercado de trabalho

Compartilhe

Business Intelligence (BI) é todo o processo de coleta, organização, análise e disseminação de informações que ajuda na tomada das decisões estratégicas e no planejamento das empresas. Isso pode envolver um grande volume de informações que podem ser acessadas de forma fácil quando for necessário.

Trata-se de um processo de coleta, organização, análise e disseminação de dados a partir de informações estratégicas que auxiliam para que as empresas atinjam suas metas. BI também ajuda a descobrir problemas em tempo hábil e identificar oportunidades de mercado, transformando um grande número de informações disponíveis em inteligência competitiva.

Até certo tempo atrás a Business Intelligence estava disponível apenas para profissionais de TI, mas com a evolução tecnológica se tornou mais acessível para profissionais de outras áreas, como Marketing, por exemplo, passando a ser utilizada por muitas pessoas. Isso ajudou as empresas no momento de tomada de decisão.

Por isso, para o mercado de trabalho e competitividade entre empresas é importante fortalecer as equipes com soluções de business intelligence. O profissional que tem capacidade de usar uma API (Interface de Programação de Aplicativos) possui a capacidade de reunir dados de muitas fontes, através de uma visão holística da organização a partir do painel de BI, descobrindo insights com dados em tempo real, solucionando problemas à medida que eles ocorrerem e aproveitar as oportunidades no momento em que elas surgem.

Deste modo, as organizações que utilizam BI e análises de dados para resolver problemas conseguem melhorar suas operações de forma mais eficaz a partir da tomada de decisões mais táticas e estratégicas através das informações fornecidas por BI.

O profissional de BI atua com a análise de dados com o intuito de melhorar a visualização dessas informações. Ele define indicadores e métricas para interpretar essas informações e cria painéis (dashboards), além de confeccionar relatórios que auxiliam a visualização dos dados. Por fim, realiza o compartilhamento destas informações com as áreas interessadas, apresentando o trabalho aos tomadores de decisão.

O processo de BI pode auxiliar no monitoramento de notícias e sites, redes sociais, CRM e a análise do comportamento do usuário na internet.