A Influência da Transformação Digital no Marketing

Compartilhe

A transformação digital é uma estratégia que vem impactando o mercado há algum tempo, e obviamente, isso exige que qualquer empresa mude sua maneira de pensar e agir – seja ela tecnológica ou não – o que causa modificações em diversas áreas, mas principalmente no marketing. Os desafios são enormes ao adotar essa estratégia, porém é algo obrigatório nos dias de hoje, visto que qualquer cliente exige que você seja digital.

Mas afinal, quais são as estratégias da transformação digital no Marketing?

BUSINESS INTELLIGENCE: O tempo é um fator fundamental para qualquer empresa, alinhado com as decisões de negócios principalmente. Com os softwares do BI, é muito mais rápido analisar resultados e coletar dados, além de identificar padrões de comportamento de seus clientes. Tudo isso é muito importante, é o que está em evidencia e é o que a maioria das grandes empresas fazem.

BIG DATA: Alinhado com o Business Intelligence, o Big Data é uma importante ferramenta na geração de dados. Imagina saber das preferências dos seus clientes de forma rápida e eficiente? Isso se torna possível graças a esses dados, que também ajudam a identificar um problema quando algum surgir.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A Inteligência Artificial é muito usada, seja em chatbots, anúncios personalizados ou assistente virtual. Provavelmente você achou estranho quando pela primeira vez pesquisou algum produto no Google e logo depois apareceu um comercial desse mesmo produto no seu feed do Facebook. Coincidência? Não! A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa que pode fazer uma conclusão através de dados coletados e mudar a forma como usamos a internet.

A realidade é que as empresas que NÃO seguem as novas tecnologias e novas tendências de consumo tendem a fecharem as portas, como foi o caso da Blockbuster, que faliu após ser um sucesso nos anos 90 foi engolida por outras empresas que buscaram uma tecnologia eficiente.

Podemos citar a Netflix como exemplo de empresa avançada em Transformação Digital, a plataforma é considerada a melhor em usar a Internet de forma inteligente. O CEO da E-Consulting, empresa de consultoria em tecnologia, afirmou para o ItForum que a Netflix “Já nasceu para a nova geração e traz na sua essência o modelo inovador de serviço de streaming”.

No Brasil, a Magazine Luiza se tornou um grande exemplo de Transformação digital e os números impressionam, 17 milhões de clientes ativos, sendo que 60% deles são digitais, além da maioria das compras serem feitas pelo app. Isso não seria possível sem que houvesse uma transformação.

Hoje, é fundamental que qualquer empresa tenha um bom marketing digital, isso exige riscos e rapidez para se adaptar as necessidades do mercado. Descobrir novas oportunidades e principalmente buscar estar à frente o tempo todo faz parte dessa transformação.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O BI MASTER DA PUC-RJ

Conheça o nosso curso MBA abordando Ciências de Dados, desenvolvido pelo ICA e que aborda todos os temas citados como BIG Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence e muito mais. As inscrições vão até o dia 15/11/2019.

Para mais informações ACESSEbimaster.com.br